• Dica de Saúde

Reeducação Alimentar

31 DE MARÇO – DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO PORQUE FAZER UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR?

 

Sabemos que hoje existem alimentos com nutrientes específicos que ajudam a prevenir ou tratar diversas doenças e melhorar em muito a sua SAÚDE e ESTÉTICA.

 

Os desequilíbrios funcionais podem desencadear distúrbios que nos afetam a SAÚDE FÍSICA, MENTAL E EMOCIONAL

 

Os distúrbios funcionais se manifestam por meio de problemas que normalmente não são ligadas à alimentação, quando procurar fazer uma reeducação nutricional funcional, em casos de:

 

* enxaquecas, insônia, depressão, hiperatividade, déficit de concentração e aprendizagem;

* alterações de humor, ansiedade, compulsões em geral, irritabilidade;*alterações gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadiga crônica, dermatites e doenças autoimunes;

* intolerâncias alimentares, como à lactose, glúten ou alergias alimentares;

*emagrecimento, redução de medidas e celulite, melhora da pele, fortalecimento de cabelos e unhas.ALIMENTOS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS• Açaí: inibe a formação de radicais livres e reduz metais tóxicos;

• Alho: previne a pressão alta e doenças cardíacas, tem propriedades anticancerígenas e antimicrobianas;• Aveia integral: tratamento de celulite, redução de colesterol e glicemia;

• Canela: efeito de baixar a glicose sanguínea;

• Chá verde: acelera o metabolismo, alivia a retenção de líquidos e desintoxica;

• Chocolate amargo (cacau amargo): ação antioxidante e reduz agregação plaquetária;

• Ervas e temperos: forte ação antioxidante e auxilia a digestão;

• Gengibre: ação anti-inflamatória;

• Grãos integrais: fontes de fibras e minerais antioxidantes;

• Linhaça: fonte de ômega 3, evita a prisão de ventre e atua nos sintomas da menopausa , TPM

• Pimenta: aumenta a termogênese e pode aliviar dores;

• Oleaginosas, como castanha, nozes, avelã e pistache: fonte de minerais e antioxidante;• Soja: reduz o colesterol e ameniza os sintomas da menopausa e da osteoporose;

• Tomate: evita o câncer de próstata e é antioxidante;

• Vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor: anticancerígenos;

• Vinho tinto (resveratrol) e suco de uva: efeito cardioprotetor e antioxidante;

 

É importante lembrar que a quantidade e indicação de cada nutriente deve ser avaliada individualmente, de acordo com os seus objetivos e necessidades. Procure um nutricionista para evitar excessos e deficiências.

 

A REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL FUNCIONAL possibilita o tratamento efetivo das causas desses distúrbios, restabelecendo o equilíbrio orgânico e prevenindo novos problemas.

 

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL pode ser muito saborosa: SINTA NA PELE OS BENEFÍCIOS!

fonte: hospitalsantaluiza.com.br

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