• Dica de Saúde

Consumo do sal

Seis razões para diminuir o consumo do sal

 

Para as principais refeições do dia, como almoço e jantar, é comum comermos alimentos que necessitam de tempero e para isso muitas vezes por falta de conhecimento, criatividade ou por ser cômodo, acabamos usando sal. No entanto, é preciso ter muito cuidado, pois esta substância está contida em muitos outros alimentos. Com isso, podemos passar do limite diário ao utilizar o tempero com frequência e isso pode ser prejudicial para a saúde. Confira abaixo 6 razões para evitar o consumo de sal:

 

1. O cloreto de sódio, ou simplesmente sal, é uma substância que, apesar de necessária para o corpo, quando em excesso é um componente irritante e muitas vezes tóxico para o organismo;

 

2. Para quem consome este tempero com frequência é comum dizer “Sem sal este alimento não tem gosto”. Isso ocorre devido ao efeito de enfraquecer o paladar que o sal causa, sendo preciso utilizar grandes quantidades para que sentir o sabor da comida, algo muito prejudicial à saúde;

 

3. O sal refinado faz com que o corpo tenha que usar os nutrientes necessários para manter o tecido saudável para que possa digerir o sódio. Dessa forma, o processo de envelhecimento é acelerado para as pessoas que consomem sal frequentemente;

 

4. Pense na dor que aconteceria se você derramasse sal em uma ferida aberta. Essa dor é a mesma ou pior para as pessoas que possuem condições como gastrite ou úlceras no estômago e ingerem grande quantidade de sal. Quem possui este tipo de problema deve diminuir drasticamente as gramas de sal consumidas;

 

5. As substâncias contidas no sal fazem com que a absorção de água seja dificultada. Dessa forma, a sensação de inchaço e o ganho de peso podem ser consequências de quem possui uma dieta com sal em excesso;

 

6. O sal agrava o efeito de doenças graves como hipertensão, obesidade, dores de cabeça, doenças cardiovasculares, podendo causar fadiga e até mesmo acidente vascular cerebral.

 

 

Devido a utilização do sal em alimento processados, como enlatados e congelado, sendo estes muito consumidos rotineiramente, é fácil passarmos da cota diária para este nutriente. Nosso corpo necessita de apenas 200 a 280 miligramas por dia, enquanto existem pessoas consomem até mais 5000 mg, comprometendo a própria saúde. Ler o rótulo dos produtos industrializados para saber o quanto de sal há neles é importante para manter o controle sobre o próprio consumo. Da mesma forma, é preciso evitar a utilização de sal como tempero, dando preferência para especiarias mais saudáveis para isso. Alho, orégano e cebola são ótimas alternativas, mas também deve haver moderação em seu consumo.

 

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